O xadrez, que surgiu no Sudoeste da Europa na segunda metade do século XV, é muito mais que um jogo. Como bem definiu o escritor Johann Wolfgang Goethe, há mais de dois séculos: “O xadrez é um excelente exercício mental”. Tal frase é comprovada por estudos como o da Universidade de Hong Kong, que provou por meio da pesquisa do Dr. Yee Wang Fung que os estudantes que jogam xadrez têm uma melhoria de 15% em provas de matemática após o início da prática.
Na Venezuela, o projeto Learning to Think Project concluiu que até mesmo o QI (Quociente de Inteligência) de uma criança pode ser aumentado por meio do treino do xadrez. Além disso, a pesquisa de William Levy, do Departamento de Educação de Nova Jersey, nos Estados Unidos da América, mostra que o jogo interfere também em questões pessoais, como a autoestima e confiança.
Clube de Xadrez
É sempre assim. Com o início de mais um ano letivo, uma nova esperança cresce dentro de todos aqueles que alimentam o projeto do desporto escolar e o clube de xadrez em particular. A esperança de ver desabrochar novos valores, de ver gente nova cheia de vontade de se superar e acrescentar novos feitos e histórias nas páginas douradas do desporto escolar da nossa escola.
O Clube tem como objetivo prioritário a prática do xadrez como instrumento pedagógico e social, visando auxiliar o desenvolvimento escolar dos alunos envolvidos no projeto, bem como a formação e divulgação desta ancestral modalidade. Dizia Goethe (1876) que o xadrez é a ginástica da inteligência. O xadrez é pois um jogo de raciocínio e inteligência. Com esforço e dedicação, as crianças passam de uma reflexão primeira (imediata) a uma reflexão mais elaborada (repensada), pois o jogo força o raciocínio por meio das supostas jogadas analisadas pelas crianças.
O convite fica feito, vamos jogar xadrez?
Docente responsável:
João Luís dos Santos Gil
Horário de funcionamento:
3.ª Feira – 12.30-13.00 e 14.10-15.00
4.ª Feira – 14.10-17.25
Local de funcionamento:
Ludoteca
Objetivos:
Quais são as vantagens de aprender o xadrez?
1 – O xadrez estimula o raciocínio lógico.
2 – O xadrez ativa a concentração.
3 – O xadrez desenvolve a tomada de decisões.
4 – O xadrez estimula a memória.
5 – O xadrez trabalha a paciência.
6 – O xadrez exige a capacidade de planeamento.
7 – O xadrez aumenta a autoconfiança.
8 – O xadrez proporciona o respeito ao adversário.
9 – O xadrez exige responsabilidade.
10 – O xadrez instiga a imaginação e a versatilidade.